jan 202013
 

Hoje, deixo aqui uma dica bastante legal a ser utilizada no versionamento de seus códigos utilizando Git.

Situação

Você está com o código de seu projeto organizado e versionado com Git. Para desenvolvimento de novas funcionalidades, você adota a boa prática do uso de branches, assim como para correções de erros também – bugfixes.

Adotando o fluxo recomendado em um versionamento Git, teríamos um ambiente semelhante a figura abaixo:

pricipais branches no versionamento com Git

http://git-scm.com/images/about/branches@2x.png

Continue reading »

jan 102013
 

Realizei no último dia 09 deste mês de Janeiro uma mini-palestra sobre o sistema de controle de versão distribuído mais conhecido e utilizado do momento: Git. A apresentação fez parte do primeiro encontro (de muitos que virão) do CPDx: Ciclo de Palestras para Desenvolvedores.

O CPDx é uma iniciativa de servidores do Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal da Bahia (da qual faço parte desde Outubro/2012) para promover a discussão de tecnologias de desenvolvimento de software e tópicos relacionados. O formato dos encontros semanais são palestras com duração de 20 a 30 minutos, seguidos de 20 minutos de discussão.

E aproveitando a “vibe”, o blog estará de volta com novos posts inclusive uma série de artigos sobre versionamento de código com Git.

Deixo abaixo, link para os slides da palestra:

nov 062010
 

Processos ágeis de desenvolvimento de software. Assunto bom de estudar, discutir! Aqui no blog ainda não escrevi post nenhum, porém venho ao longo do ano lendo, conhecendo mais sobre esta nova maneira de enxergar o desenvolvimento de software e o trabalho em equipe.

Iniciei na metade do ano de 2010 uma Pós Graduação em Qualidade em Tecnologia da Informação (falarei posteriormente em outros posts, sobre minhas expectativas e críticas) e de cara, em minha segunda matéria com o tema de Processos de Software, preciso fazer um trabalho sobre Processos Ágeis.

Bacana, não? Matei 2 coelhos de uma vez só! Estudo o que gosto para a pós e para meus projetos/satisfação pessoal!

Pois bem, então para estrear, segue abaixo o resultado da matéria: um pequeno artigo que escrevi com Alexsandro Oliveira e Vinicius Correa resumindo um pouco sobre o que são estas metodologias ágeis, assim como um slidecast (sim, resolvi me arriscar a fazer) sobre o tema.